PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Serviços do Windows desativados
Os motivos para o Windows Update simplesmente parar de funcionar podem ser vários. O principal deles é a desativação de serviços do sistema operacional como: Atualizações Automáticas, BITS (Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano) e Log de Eventos do sistema.
Com estes três recursos desativados, o Windows Update não consegue identificar a versão dos componentes instalados e, por isso, não sabe qual versão enviar. Para verificar o status dos serviços e ativá-los, caso necessário, siga os passos descritos abaixo.
1º) Acesse a opção "Executar" do Windows, presente no menu Iniciar. Em seguida digite "services.msc", teclando Enter.
2º) Na lista de serviços que aparecer, procure pelo item “Atualizações Automáticas”, clique com o botão direito do mouse sobre essa e acesse a opção “Propriedades”.
3º) Na janela de propriedades, acesse a guia “Geral” e verifique se o Tipo de inicialização está marcado como “Automático”. Caso não esteja, altere e clique em “Ok”.
4º) Faça o mesmo procedimento com as opções Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano e Log de Eventos.
Erros na biblioteca do Windows
O Windows possui diversos arquivos que são extremamente necessários para que todos os recursos do sistema funcionem corretamente. Esse conjunto de arquivos é chamado de biblioteca do sistema.
Às vezes, durante a atualização do Windows, algo pode dar errado e nem todos os arquivos da biblioteca são atualizados corretamente, o que pode causar muitos alguns erros incomuns, como o problema com o Windows Update.
Para resolver problema assim, é necessário recuperar as DLLs responsáveis pelo Windows Update, executando alguns comandos na linha de comando do sistema. Veja como fazer.
1º) Acesse novamente a opção "Executar", mas desta fez digite o comando “cmd” e, em seguida, clique em OK.
2º) Isto abrirá a famosa tela preta do prompt de comandos do Windows. Escreva o seguinte comando: "cd %windir%\system32" e aperte ENTER.
3º) Agora, digite a sequência de comandos listados abaixo, sempre pressionando a tecla Enter depois de cada um deles.
Regsvr32 Jscript.dll
Regsvr32 Msxml3.dll
Regsvr32 Atl.dll
Regsvr32 Wuapi.dll
Regsvr32 Wuaueng.dll
Regsvr32 Wuaueng1.dll
Regsvr32 Wucltui.dll
Regsvr32 Wups.dll
Regsvr32 Wuweb.dll
Regsvr32 Msxml3.dll
Regsvr32 Atl.dll
Regsvr32 Wuapi.dll
Regsvr32 Wuaueng.dll
Regsvr32 Wuaueng1.dll
Regsvr32 Wucltui.dll
Regsvr32 Wups.dll
Regsvr32 Wuweb.dll
O procedimento acima fará com que os arquivos DLL listados sejam recuperados. Para finalizar é necessário digitar mais alguns comandos, então vamos lá!
4º) Ainda no prompt de comando, digite “net stop wuauserv” e pressione a tecla Enter, o que fará com que as Atualizações Automáticas fiquem temporariamente desativadas, só assim será possível recuperar a DLL wups2.
5º) Agora digite “regsvr32 %windir%\system32\wups2.dll” e novamente pressione o Enter.
6º) Finalmente, escreva o comando “net start wuauserv" e tecle Enter, o que fará com que as Atualizações Automáticas sejam novamente ativadas.
7º) Tente executar o Windows Update e verifique se o problema foi resolvido.
Dicas que merecem destaqueLembre-se:
a. O Windows Update só pode ser acessado utilizando o navegador Internet Explorer. Por isso, não adianta tentar acessar o site de atualizações da Microsoft em outro browser que, com certeza, aparecerá uma mensagem de erro.
b. Só podem fazer atualizações automáticas os usuários que possuem o Windows original!
c. As Atualizações Automáticas do Windows podem ser incômodas às vezes, mas também são muito importantes, pois, se há alguma atualização para ser feita, é porque algum erro foi arrumado ou algum novo recurso está disponível.
d. O Log de Eventos, mesmo que não seja acessado com frequência, registra todas as atividades realizadas pelo sistema o que, no caso de algum erro, pode indicar com detalhes o problema, facilitando a procura por soluções.
e. Cuidado ao deletar DLLs ou utilizar programas que fazem as milagrosas limpezas no computador. Você pode não estar usando o arquivo no momento, mas um dia poderá precisar dele, e aí começam suas dores de cabeça.
O problema não foi resolvidoCaso as dicas dadas acima não resolvam o seu problema, o melhor a fazer é entrar em contato com a Microsoft e explicar o ocorrido. A equipe de suporte é preparada para resolver alguns problemas básicos e, caso não consigam solucionar, eles encaminham o problema para técnicos especializados na ferramenta!
Esperamos que as dicas sejam úteis de alguma forma para os usuários. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário